Sustentabilidade

Por um trânsito mais humano

Veículos elétricos chegam para incentivar o debate acerca de um melhor planejamento do trânsito nas cidades

O conceito de cidades inteligentes vem sendo discutido desde 1990, a partir do protocolo de Kyoto, em 1990, e nunca mais deixou os debates sobre temas relacionados ao futuro da humanidade. Mas, as tecnologias e a consciência ambiental das empresas que pensam na sustentabilidade no planeta avançaram tão rapidamente que este novo conceito de estrutura urbana faz-se urgente.

A necessidade de transportes ágeis gera cada vez mais veículos nas ruas, o que aumenta significativamente a emissão de poluentes. No entanto, esta prática já é tão comum há tanto tempo que o momento de investir em transportes não poluentes não é mais uma opção, mas uma necessidade. E opções não faltam. Patinetes, bicicletas, monociclos e scooters elétricos, por exemplo, já estão no mercado para aqueles que já estão cientes de seu papel neste novo momento da humanidade.

Novo cenário

Com a eficiência dos processos de gerenciamento e planejamento dos trânsito nas áreas urbanas, a otimização dos recursos de infraestrutura das cidades se faz necessário com o uso de cada vez mais veículos elétricos, gerando benefícios ambientais e econômicos. As mudanças no cenário urbano se tornam urgentes. Se as ruas, pensadas para carros, caminhões e outros veículos poluentes, ainda não comportam os elétricos, que as autoridades planejem mais ciclovias ou novas regras de trânsito. Os meios de transporte sustentáveis já estão no mercado e a consciência ambiental das pessoas só tende a crescer. Portanto, eles ganharão inevitavelmente uma adesão cada vez maior.

Com a crescente busca por transportes sustentáveis, cidades terão que elaborar planejamento diferenciado para o trânsito. Foto: Unsplash

O uso destes veículos acaba sendo incentivado simplesmente pela sua presença nas ruas. Ou você nunca parou para observar uma bicicleta elétrica, um patinete elétrico ou uma scooter elétrca na rua e ficou pensando no quanto gostaria de ter uma? Para os defensores dos veículos movidos a combustíveis fósseis, os argumentos são cada vez mais escassos, pois é inegável que o planeta chegou a uma situação-limite no que tange a poluição do ar.

A indústria da mobilidade sustentável está evoluindo rapidamente, oferecendo ao mercado opções adaptadas ao estilo de vida e às necessidades dos usuários. Aquela moto estilosa que chama a atenção por onde passa, que gasta muita gasolina e polui demais o ar, já pode ser substituída, com o mesmo estilo, por uma scooter elétrica, por exemplo.

Novo estilo de vida

O ganho ambiental do uso de transportes sustentáveis em função da emissão zero de poluentes é, inegavelmente, a maior vantagem desta modalidade de transporte. No entanto, ela pode influenciar positivamente muitos outros setores, incentivando um estilo de vida muito mais prático e saudável não só para o planeta, mas para as pessoas. A poluição sonora diminui, a qualidade do ar aumenta, os espaços ocupados com estacionamentos podem transformar-se em espaços de circulação, por exemplo…

Aquelas idas aos postos de gasolina já não fazem parte da rotina de quem opta por transportes sustentáveis. Foram substituídas por momentos de lazer em casa ou de produtividade no trabalho, enquanto o veículo era carregado na tomada, uma vez por dia ou menos. É ou não é uma projeção animadora? Faça sua parte!

Mobilidade sustentável incentiva novos hábitos. Foto: Divulgação 2Mobility

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *