Sustentabilidade

Um ar de qualidade só depende de você

Ir e vir sem poluir pode ser a mais importante parte de sua rotina. Opte por um transporte sustentável e faça disso a sua realidade

Atualmente, muito se fala sobre o dia a dia agitado e a competitividade do mercado, sobre a necessidade de produzir e ganhar mais, ter mais… Porém, pouco se fala sobre a qualidade do ar. Crescemos acostumados com as doenças respiratórias, com o barulho dos veículos nas ruas e com o ar poluído que torna turva a nossa visão do mundo. Por trás de tudo isso temos uma atmosfera altamente poluída em razão de nossos hábitos de vida e de consumo. Mas, por que se acomodar e aceitar tudo isso quando temos muitas opções para fazer nossa parte na garantia de um ar de melhor qualidade para todos?

Você é fundamental para mudar esta cultura atual. Os Estados Unidos, por exemplo, são esmagadoramente o maior emissor de CO2 (Dióxido de Carbono, um dos elementos mais poluentes lançados na atmosfera) do planeta e não parecem muito interessados em perder a primeira posição neste ranking. Segundo a última estimativa do SEEG (Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa) o Brasil emitiu cerca de 2 bilhões de toneladas de gás carbônico em 2017.

 

Sabe quando você pensa: “vou de ônibus, assim poluirei menor o ar”? Você não está completamente errado, mas também está longe de estar absolutamente certo. Isto porque, da mesma forma que os carros, os ônibus emitem forma significativa de poluentes. Substitua um percurso de ônibus pelo mesmo percurso de patinete elétrico e verá a diferença, não só na qualidade do ar, mas na economia gerada ao seu bolso. Já pensou se a cada ônibus que você vê passando pelas ruas de sua cidade uma pessoa optasse por trocar este veículo por um transporte sustentável. Certamente o ar que respiramos seria de qualidade muito superior.

Comece por você

Embora muitos argumentem que o Brasil tem dificuldades estruturais, econômicas e políticas para repensar o transporte urbano, o incentivo de tecnologias de mobilidade sustentável geraria a necessidade de investir em projetos neste sentido. E sabe como isso pode se tornar ainda mais evidente? Com a sua iniciativa. Quer comprar um carro? Que tal gastar muito menos e optar por um patinete elétrico? Está encantado com aquela moto bonitona que viu na vitrine? O que acha de optar por uma scooter elétrica cheia de estilo? Não tem erro, você terá a consciência tranquila e a felicidade de ter feito a escolha correta para você e para o planeta.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *